A importância de Florestan Fernandes na questão da escola pública atual

Palavras-chave: Escola pública, Capitalismo dependente, Democracia

Resumo

Defendemos que a luta pela escola pública tem contornos específicos no capitalismo dependente. Seguindo a linha de defesa de um autor fundamental desta pauta no Brasil, Florestan Fernandes, fazemos uma análise interdisciplinar de história do pensamento socioeconômico brasileiro sobre educação pública brasileira, a partir da conformação de uma peculiar revolução burguesa no Brasil durante o século XX, para demonstrar a importância deste debate atualmente. O artigo se mostra urgente na medida em que os desafios de nossa formação seguem válidos, no sentido de a extrema segregação social persistir no país. Além disso, no atual momento, o governo está atacando ideologicamente a autonomia universitária e, por meio da política econômica, enfraquecendo a educação pública em favorecimento da educação privada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Mello de Malta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Economia (IE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

ACCIOLY, I. The Attacks on the Legacy of Paulo Freire in Brazil: Why He Still Disturbs so Many? In Macrine S. (org.) Critical Pedagogy in Uncertain Times: Education, Politics and Public Life. Londres: Palgrave Macmillan, Cham, 2020. P.117-138.
.
FERNANDES, F. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus; Edusp, 1966.

FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968 [1981a].

FERNANDES, F. A revolução Burguesa no Brasil: Ensaio de interpretação Sociológica. São Paulo: Editora Globo, 1975 [2011].

FERNANDES, F. A universidade brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Alfa-Ômega, 1975.

FERNANDES, F. O desafio educacional. São Paulo: Cortez, 1989a.

FERNANDES, F. A Constituição inacabada, vias históricas e significado. São Paulo: Estação Liberdade, 1989b.

LEHER, R. Florestan Fernandes e a Defesa da Educação Pública. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 1157-1173, 2012.

LEHER, R. Universidade e heteronomia cultural no capitalismo dependente? Um estudo a partir de Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Consequencia. 2018.

LEÓN, J. E. W. H. Resistência às mudanças sociais: uma visão crítica da democracia brasileira. Tese (Doutorado em Economia) – Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

SAVIANI, D. Florestan Fernandes e a Educação. Estudo Avançados, São Paulo v.10, n. 26, 1996, p. 71-87.
Publicado
2018-08-05
Como Citar
León, J., & Mello de Malta, M. (2018). A importância de Florestan Fernandes na questão da escola pública atual. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 9. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.216
Seção
Historicidade de Saberes Tecnocientíficos