O inevitável exercício de todas as lógicas na meditação

Palavras-chave: Meditação, Hiperdialética, Lógica, Luiz Sérgio Coelho de Sampaio

Resumo

Neste artigo ampliamos a trilha já percorrida pelo personagem Pedro, criado pelo filósofo carioca Luiz Sérgio Coelho de Sampaio em seu esforço para tornar mais acessível o seu Sistema Lógico Hiperdialético (SHL). Mostraremos Pedro agora em sua trajetória de praticar meditação, na qual se desvelam operantes os quatro modos básicos de ser e de pensar: a lógica de Identidade (I), a lógica da diferença (D), a dialética (I/D), a lógica sistêmica (D/2), e mais um pensar síntese das anteriores, correspondente à lógica hiperdialética (I/D/2). A cada um desses modos corresponde um modo de percepção da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SAMPAIO, L.S.C. de. Lógica Ressuscitada – Sete Ensaios, Rio de Janeiro, EdUERJ, 2000.

SAMPAIO, L. S. C. de. A lógica da diferença, Rio de Janeiro, EdUERJ, 2001.

SAMPAIO, Luiz Sérgio Coelho de. O inevitável exercício cotidiano de todas as lógicas. Biblioteca Luiz Sérgio Coelho de Sampaio (blogspot). 2002. Disponível em: <http://luizsergiosampaio.blogspot.com/2017/10/o-inevitavel-exercicio-cotidiano-de.html>. Acesso em: 20 de ago. de 2018.

Publicado
2018-11-05
Como Citar
Moreno, E. L., & Gomes, M. P. (2018). O inevitável exercício de todas as lógicas na meditação. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 8. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.215
Seção
Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente