A pós-graduação stricto sensu, a avaliação e suas controvérsias

Palavras-chave: Avaliação, Pós-graduação, Produção científica

Resumo

Plano Nacional de Pós-graduação objetivando qualidade. Uma colcha de retalhos que nos leva aos critérios de avaliação. Um modelo de avaliação que fomenta controvérsias há mais de 40 anos. Neste trabalho traremos duas pequenas historiografias: a primeira sobre a avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil realizada pela CAPES/Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior e a segunda sobre as reflexões de estudiosos brasileiros elaboradas ao longo dos anos sobre o modelo e os critérios de avaliação. Essas duas histórias traduzem os acertos e fracassos do modelo de avaliação contados por quem viveu e participou da história e demonstram o premente desejo de pesquisadores e entidades acadêmicas de adoção de novos critérios que reflitam a realidade de cada curso, de cada região do Brasil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Maria Macedo Costa Dantas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

ANINTER, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Carta de João Pessoa, 01/112017. Disponível em: . Último acesso em 17/09/18

BARRETO, Maurício Lima. O após da Avaliação da Pós-Graduação em 1998: para onde devemos seguir. INFOCAPES, Boletim Informativo da CAPES. Brasília v.6, n4, p.71-73. Editora UnB, out/dez 1998. Disponível em:

CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: http://www.capes.gov.br/

CASTRO, Cláudio de Moura; SOARES, Gláucio Ary Dillon. Avaliando as avaliações da Capes. Revista Administração empresas, São Paulo , v. 23,n. 3, p. 63-73, Setembro1983 . Disponível em: . Último acesso 14/08/2018.

FOPROP, Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. Avaliação da Avaliação da Pós-graduação Brasileira: FOPROP , Brasília, nov/2017
HORTA,José Silvério Baía; MORAES, Maria Célia Marcondes de. O sistema CAPES de avaliação da pós-graduação: área de educação à grande área de ciências humanas. Revista Brasileira de Educação, n.30. p.95-116, dez.2005. Disponível em: Último acesso em 25/07/2018

NEVES, Abilio Afonso Baeta. Depoimento. INFOCAPES, Boletim Informativo Vol. 10, Nº 4 out/dez 2002. Disponível em: < http: //www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Infocapes10_4_2002.pdf >. Último acesso em 1/10/2018

ROCHA-E-SILVA, Mauricio. Carta Aberta ao Presidente da Capes: o novo Qualis, que não tem nada a ver com ciência do Brasil. Pró-Fono R. Atual.Cient.,Barueri, v.21,n.4,p.275-278,Dec.2009. Disponível em:
RODRIGUES, Marcelo. SBPC envia sugestões para um novo modelo de avaliação da Pós-Graduação no País. Soc.Bras.Prog da Ciência. Publicado em 11/04/2018. Disponível em:< http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-envia-sugestoes-novo-modelo-de-avaliacao-da-pos-graduacao-no-pais/>. Último acesso: 15/07/2018

TOURINHO, Manoel Malheiros e PALHA, Maria das Dores Correia. A Capes, a universidade e a alienação gestada na pós-graduação. Cad. EBAPE.BR [online]. 2014, vol.12, n.2, pp.270-283 Disponível em: . Último acesso em 10/08/2018.

VELLOSO, Jacques. Introdução. In: VELLOSO, Jacques (Org.). A pós-graduação no Brasil: formação e trabalho de mestres e doutores no país. Brasília: CAPES/UNESCO, 2002
Publicado
2018-11-05
Como Citar
De Oliveira Cardoso, M. C., & Maria Macedo Costa Dantas, R. (2018). A pós-graduação stricto sensu, a avaliação e suas controvérsias. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 8. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.203
Seção
Educação, Cultura e Cidadania