Super-heróis, história dos quadrinhos e a popularização das ciências

Palavras-chave: Quadrinhos, Divulgação científica, História da ciência

Resumo

Quadrinhos são vistos como objetos de entretenimento, seja em seu formato original impresso, ou em suas outras mídias como televisão e cinema. Porém, apesar de sua grande popularidade e aceitação hoje, a história dos quadrinhos no ocidente é conturbada por sua relação com profissionais especializados de diversas áreas. A reflexão acerca de suas origens históricas tem o objetivo de resgatar interlocuções com campos do conhecimento para destacar a possibilidade do uso deste objeto como uma forma de linguagem para comunicar, divulgar e popularizar as ciências, observando sua importância histórica e sua relevância na cultura popular atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPOS, R. Imageria: o nascimento das histórias em quadrinhos. São Paulo: Veneta, 2015.

EISNER, W. Quadrinhos e Arte Seqüencial. São Paulo: Martins Fontes, 1999

FAIRCLOUGH, N. Media Discourse. Nova Iorque: Edward Arnold, 1995

INGE, M. T. Comics as Culture. Mississipi: University Press of Mississippi, 1990

KAKALIOS, J. The Physics of Superheroes. 2. ed. Nova Iorque: Gotham Books, 2005.

MARANDINO, M. et al. A Educação não formal e a Divulgação Científica: O que pensa quem faz? In: Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Bauru, 2004

MCCLOUD, S. Understanding Comics. Northampton: Kitchen Sink Press, Inc, 1993

MESSEDER, J. C.; RÔÇAS, G. O Lúdico e o ensino de Ciências: um relato de caso de uma Licenciatura em Química Revista Ciências & Idéias, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 69-75, 2010.

SOUSANIS, N. The shape of our thoughts: A meditation on & in comics. Visual Arts Research, Illinois: University of Illinois Press, v. 38, n. 1, p.1-10, 2012.

VELOSO, F. O. D. Us vs Them: A critical reading of Superman – Peace on Earth. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: UFSC, 2002
Publicado
2017-11-07
Como Citar
de Souza Filho, C., & Vieira Ouriques, E. (2017). Super-heróis, história dos quadrinhos e a popularização das ciências. Revista Scientiarum Historia, 1(1), 6. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i1.159
Seção
Educação, Cultura e Cidadania