Jogo didático sobre energias renováveis como legado discente-docente-aprendente

Palavras-chave: Energias Renováveis, Dominó, Ludicidade

Resumo

Um jogo didático sobre energias renováveis foi aplicado em uma turma do curso de mestrado profissional em química, composta por professores de química da educação básica. As regras se assemelham àquelas do dominó, propiciando aos participantes a oportunidade de conhecer, relembrar e fixar conceitos sobre fontes renováveis de energia. Esta atividade lúdica permitiu aos discentes conhecer alguns esquemas simplificados de explorações destas fontes renováveis, suas aplicações e implicações. O jogo foi um ponto de partida para discussões posteriores, na forma de roda de conversa, sobre aspectos ambientais, sociais e econômicos do uso de energias renováveis, despertando o senso crítico dos discentes e os fazendo refletir sobre o uso desta ferramenta didática em suas práxis docentes.

 

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Biografia do Autor

Adriane Elise Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Química pelo Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFRJ) e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Pesquisadora Colaboradora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA) e do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEnPEC/UFRJ). É professora de Química e Ciências na Educação Básica e mediadora presencial do CECIERJ/RJ, no qual atua na disciplina Elementos de Química Geral em uma turma de Licenciandos em Ciencias Biológicas.

Angela Sanches Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Físico-Química (IQ/ UERJ). Pesquisadora Extensionista em Pedagogia Social. Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Química da UERJ (PPGQ/ UERJ); Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/ UFF); Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA) e do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEPEC/ UFRJ). E-mail: angela.sanches.rocha@gmail.com.

Priscila Tamiasso-Martinhon, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Físico-Química, IQ/ UFRJ; Docente do CEEQuim/ UFRJ; Docente do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/ UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui/ UFRJ). Pesquisadora Extensionista em Pedagogia Social. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA) e do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB/ UFF). Coordenadora do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEPEC/ UFRJ). E-mail: pris-martinhon@hotmail.com.

Célia Regina Sousa da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Físico-Química, IQ/ UFRJ; Docente do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/ UFRJ); Pesquisadora Extensionista em Pedagogia Social. Pesquisadora do Grupo Interinstitucional e Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências (GIMEPEC/ UFRJ) e do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB/ UFF). Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte (GIEESAA). E-mail: sousa@iq.ufrj.br.

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Publicado
2019-12-13
Como Citar
Elise Maia, A., Sanches Rocha, A., Tamiasso-Martinhon, P., & Sousa da Silva, C. R. (2019). Jogo didático sobre energias renováveis como legado discente-docente-aprendente. Revista Scientiarum Historia, 2, 9. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v2i0.97
Seção
Ciência, Tecnologia e Sociedade