O Eterno Deus Mu Dança, Fractalidade e a Visão Integradora Helenita Sá Earp

Palavras-chave: Helenita Sá Earp, Dança, Fractalidade, Impermanência

Resumo

Os diferentes aspectos da dança nos trazem uma ótima representação da mudança ou da impermanência, entretanto ela também mantém elementos que permanecem e se reverberam de formas diferentes, mantendo padrões de autossemelhança em diversos de seus aspectos. Os conceitos fractais podem ser aplicados na dança pelo uso de padrões de aleatoriedade e repetição, entretanto o seu cálculo não pode ser reduzido ao padrão de comportamento de seus passos ou mesmo da música que o acompanha. Trata-se de um sistema complexo de fractais, uma organização que se move simultaneamente em várias dimensões do espaço e do tempo, envolvendo o corpo e a sincronia com diferentes movimentos e ressonâncias. O reconhecimento dos padrões fractais em conjunto com as contribuições da profa. Helenita Sá Earp permitem promover novos insights para a proposta de novas narrativas de dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVAREZ-RAMIREZ, J.; IBARRA-VALDEZ, C.; RODRIGUEZ, E. Fractal analysis of Jackson Pollock's painting Evolution. Chaos, Solitons & Fractals, 83, p. 97-104, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chaos.2015.11.034.

DAPRATI, E., IOSA, M., HAGGARD, P. A dance to the music of time: aesthetically-relevant changes in body posture in performing art. PLoS One, 4(3) e5023, 2009.

FINGELKURTS, Andrew A.; FINGELKURTS, Alexander A.; NEVES, Carlos F.H., Consciousness as a phenomenon in the operational architectonics of brain organization: Criticality and self-organization considerations. Chaos, Solitons & Fractals, 55, p. 13-31, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chaos.2013.02.007.

HALLE, Gyorgy. Chaos Near Resonance. Ed. Springer, 1999.

JADHAV, Sangeeta; PAWAR. Aesthetics of BharataNatyam Poses Evaluated Through Fractal Analysis. In: Satapathy S., Prasad V., Rani B., Udgata S., Raju K. (eds.) Proceedings of the First International Conference on Computational Intelligence and Informatics. Advances in Intelligent Systems and Computing, v. 507. Springer, Singapore, 2017. DOI: https://doi.org/10.1007/978-981-10-2471-9_39.

LIU, Jing Z.; ZHANG, Lu D.; YUE, Guang H. Fractal Dimension in Human Cerebellum Measured by Magnetic Resonance Imaging. Biophysical Journal, 85(6), p. 4041–4046, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S0006-3495(03)74817-6.

MÄKELÄ, Teemu; ANNILA, Arto. Natural patterns of energy dispersal, Physics of Life Reviews, 7(4), p. 477 - 498, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.plrev.2010.10.001.

MANDELBROT, B. B. The fractal geometry of nature. v. 173. Macmillan, 1983.

MARTINS, Cleide. A improvisação na dança: um processo sistêmico e evolutivo. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Dissertação de Mestrado), 1999.

MEYER, André; EARP, Ana Célia de Sá; VIEYRA, Adalberto (Ed.) Helenita Sá Earp: Vida e Obra. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2019.

MORENO, Esteban L.; GOMES, Mércio P. Vislumbres (e deslumbres!) hiperdialéticos. Revista Scientiarum Historia, v.1, e321, 2021. DOI: https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.321.

OLIVEIRA, Bárbara M. de et al. Evaluation by fractal dimension of muscle regeneration after photobiomodulation. Fisioterapia em Movimento, 33, e003339, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-5918.033.AO39.

PEASE, April; MAHMOODI, Korosh; WEST, Bruce J. Complexity measures of music, Chaos, Solitons & Fractals, 108, p. 82 - 86, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chaos.2018.01.021.

PRITCHARD, Walter S. The Brain in Fractal Time: 1/F-Like Power Spectrum Scaling of the Human Electroencephalogram. International Journal of Neuroscience, 66(1-2), p. 119-129, 1992. DOI: https://doi.org/10.3109/00207459208999796.

RUANG, Qingsong; MENG, Lu; LV, Dayong. Effect of introducing Bitcoin futures on the underlying Bitcoin market efficiency: A multifractal analysis. Chaos, Solitons & Fractals, 153(1), p.111576, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chaos.2021.111576.

SADE, Liliane A. Complexity and identity reconstruction in second language acquisition. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 9(2) p. 515 - 537, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982009000200008.

SAMPAIO, L. S. C. de. A lógica da diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

SPEHAR, B., CLIFFORD, C.W., NEWELL, B.R., TAYLOR, R.P. Universal aesthetic of fractals. Computers & Graphics, 27(5), p. 813–820, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.1016%2FS0097-8493(03)00154-7.

TATLIER, Melkon; RANA, Suvak. How fractal is dancing? Chaos, Solitons & Fractals, 36 (4), p. 1019 - 1027, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chaos.2006.08.044.

TSCHACHER, Wolfgang; RÖSSLER, Otto E., The self: a processual gestalt, Chaos, Solitons & Fractals, 7(7), p. 1011 - 1022, 1996. DOI: https://doi.org/10.1016/0960-0779(95)00096-8.

WHITEHEAD, Alfred North. Process and Reality. Free Press. Edição do Kindle, 1979.
Publicado
2022-07-12
Como Citar
Lopez Moreno, E., & Meyer, A. (2022). O Eterno Deus Mu Dança, Fractalidade e a Visão Integradora Helenita Sá Earp. Revista Scientiarum Historia, 1, e353. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.353
Seção
Educação, Cultura e Cidadania