O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.docx).
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista científica; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e em Modelo da revista.
  • As URLs para as referências foram informadas quando possível, incluindo o DOI das referências.
  • Todas as citações e referências bibliográficas encontram-se no formato ABNT e, quando cabível, com a inclusão do endereço do DOI.
  • Se houve financiamento, as fontes de recurso estão declaradas corretamente.
  • Todas as palavras-chave serão incluídas SEPARADAMENTE durante a submissão dos Metadados neste sistema.
  • Serão incluídos no Metadados desta submissão: o contato por email, o ORCID e somente a SIGLA da instituição vinculada de TODOS os autores.
  • Caso este artigo já tenha sido submetido anteriormente na Revista SH, o editor está sendo comunicado desta nova submissão e/ou ela se encontra coerente com a demanda apresentada pelos revisores.
  • Os autores estão cientes de que, caso não cumpram as exigências supracitadas, esta submissão será diretamente rejeitada e arquivada.

Diretrizes para Autores

A Revista Scientiarum História (Revista SH) é parte integrante das ações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE). As submissões deverão obedecer aos seguintes requisitos:

1. O artigo deve ter sido aprovado pela Comissão Científica Editorial do Congresso e todos os ajustes feitos e requeridos foram devidamente realizados.  

2. Serão aceitos textos em Português, Inglês ou Espanhol. Título, resumo e palavras-chave deverão ser informados obrigatoriamente em inglês e português.

3. Os trabalhos devem ser enviados de acordo com o modelo da revista (clique neste link).

4. É recomendável que os manuscritos citem outros artigos relevantes publicados recentemente em revistas internacionais e nacionais, incluindo a Revista Scientiarum Historia.

5. Os artigos devem ter um mínimo de 6 e um máximo de 12 páginas. Caso ultrapasse esse limite, deve-se justificar durante a submissão em “Comentários para o editor”.

6. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, bem como no que se refere ao uso de imagens e material multimídia enviados em anexo.

7. As figuras, tabelas, citações e referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT, conforme orientado no modelo da revista (neste link).

8. Os autores deverão selecionar a seção que melhor se aplica a sua publicação: Ciência, Tecnologia e Sociedade, Historicidade de Saberes Tecnocientíficos no Brasil, História e Filosofia das Ciências Naturais e da Matemática e Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente. 

9. As submissões deverão ser feitas somente por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (OJS) mediante cadastro com o perfil de autor. Ao cadastrar o perfil no sistema, deve-se informar os dados solicitados por extenso, evitando o uso de siglas ou CAIXA ALTA. Deve-se guardar o login e senha de acesso para acompanhamento do processo editorial (a identificação principal do usuário junto ao sistema é reconhecida pelo endereço de e-mail, que evita cadastros duplicados). É obrigatório para os autores inserir o ORCID no campo correspondente.

10. Caberá ao Editor Chefe a decisão final referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

Ciência, Tecnologia e Sociedade

A seção "Ciência, Tecnologia e Sociedade" tem como campo de interesse os chamados Estudos de Ciência e Tecnologia, isto é, estudos interdisciplinares dos conhecimentos científicos e tecnológicos enquanto construções sociotécnicas.

Historicidade de Saberes Tecnocientíficos

Os artigos de contidos na seção "Historicidade de Saberes Tecnocientíficos" buscam entender os processos de desenvolvimento tecnológico do país em vista da dinâmica entre a absorção de tecnologias externas e o desenvolvimento interno de novas técnicas.

História e Filosofia das Ciências e da Matemática

A seção "História e Filosofia das Ciências e da Matemática" tem por objetivo analisar, à luz do conhecimento histórico e científico contemporâneo, as bases econômicas, contextos sociais e culturais que balizam o surgimento de teorias científicas e criações matemáticas, assim como o modo pelo qual os modelos explicativos da natureza constituídos pelas ciências permitem novas formas de explicar e agir sobre o mundo.

Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente

Esta seção de pesquisa tem por objetivo tratar dos limites da mente humana no que tange a compreensão do mundo fenomenológico e, por consequência, no que se refere à aquisição de saberes. Trata-se, portanto, de estudar o modo como os processos cognitivos e afetivos humanos determinam percepções, raciocínios e representações do conhecimento.

Educação, Cultura e Cidadania

Publicações versadas em experiências educacionais inovadoras, sempre que possível explorando suas interfaces culturais e valores humanos e de cidadania.

Resumo expandido

Esta seção comporta os trabalhos que foram apresentados no Congresso Scientiiarum Historia no formato de "Resumo expandido".

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.