Práticas meditativas em educação: integrando seres e saberes em um ambiente de aprendizagem

Palavras-chave: Palavras-chave. Meditação. Práticas integrativas e complementares. Transdisciplinaridade. Aprendizagem.

Resumo

É cada vez mais evidente a necessidade de existir, dentro do sistema educacional, métodos e propostas que promovam integração entre saberes, disciplinas e atuações, que embora possam ser distintos em suas especialidades, se complementam na busca pelo conhecimento de um ser integral. A inserção de práticas meditativas em escolas e universidades tem sido proposta como uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento do indivíduo, facilitando processos associados à aprendizagem, além de promover reduções nos níveis de ansiedade. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é apresentar as atividades desenvolvidas por professores/as e pesquisadores/as que atuam na área da saúde e estão interessados/as em levar essas práticas para esse cenário de atuação e estimular a reflexão sobre esse assunto. Tais atividades tem proporcionado a aproximação entre pessoas de diferentes cursos, a trocas de saberes que incluem diferentes culturas e visões de mundo e o contato com conteúdos relacionados ao universo das práticas integrativas e complementares.

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Publicado
2021-05-14