https://revistas.hcte.ufrj.br/index.php/RevistaSH/issue/feedRevista Scientiarum Historia2024-08-31T12:02:08+00:00Alexandre Valençascientiarum.historia@hcte.ufrj.brOpen Journal Systems<p>Há mais de uma década, o Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem promovendo o Congresso Scientiarum Historia. Como parte das ações do HCTE, os melhores trabalhos são selecionados a partir das publicações nos Anais de nosso congresso anual (ISSN 2675-7559), e encontram-se reunidos em versões submetidas a rigorosa revisão por pares, em duplo cego, tornando-se, quando aceitos, publicações na revista Scientiarum Historia (ISSN 2675-6404), homônima ao evento.</p> <p>Nos últimos anos, a Revista Scientiarum Historia vem também se abrindo à submissão, revisão e publicação em fluxo contínuo, alargando sua abrangência e o acesso pela comunidade científica à oportunidade de disponibilizar suas propostas e resultados de pesquisa no âmbito inter/transdisciplinar.</p> <p>A Revista procura abrir-se a contribuições que projetem a ciência de excelência para além dos campos disciplinares que marcam as origens acadêmicas de seus pesquisadores, e priorizando perspectivas, questionamentos e sistemas teóricos, metodológicos e experimentais interdisciplinares de conhecimento. O cruzamento de visões e processos lógico-estruturais, tecnológicos e criativos das ciências experimentais, da filosofia, das artes, pressiona por novos modos de problematização e novas metodologias científicas, que se provem eficientes na promoção do necessário diálogo nas fronteiras do conhecimento, há muito transcedendo as velhas demarcações de campo, e forçando a comunidade científica a migrações conceituais e processuais.</p> <p>Bem-vind@s!</p>https://revistas.hcte.ufrj.br/index.php/RevistaSH/article/view/409A participação do Professor Pierre Henri Lucie na reestruturação curricular do curso de Física da UNICAMP em 1976/782024-04-03T14:45:02+00:00Fabio Ferreira Barrosofabiobarroso@hotmail.comCelia R. Sousasousa@iq.ufrj.brMaira Monteiro Fróesfroes@nce.ufrj.brPriscila Tamiasso Martinhonpris-martinhon@hotmail.com<p>Resgatamos a importância do Prof. Pierre Lucie (1917 – 1985) na busca de um ensino de Física altamente contextualizado histórico e socialmente, crítico e com muitas interfaces. Destacamos neste artigo a participação do eminente Professor na reformulação da grade curricular e ementa dos cursos de graduação em Física do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, São Paulo, entre os anos de 1976/78. Suas contribuições foram relevantes e impactaram a formação de vários cientistas, com reflexos até os dias atuais. Nosso estudo baseou-se em uma revisão integrativa onde analisamos o processo de contratação de Lucie pela universidade e acessamos sua carta de recomendação para fazer parte da equipe docente da instituição, o relatório inicial de trabalho a ser desenvolvido bem como os relatórios de acompanhamento da implementação da nova grade curricular, além de fontes secundárias e relatos de pessoas que conviveram com Pierre Lucie. Este trabalho não trata diretamente de História das Ciências no contexto do eminente Professor, mas pretende refletir com muita fidelidade a visão e a postura de Lucie na sua incessante luta para elevar o ensino, superando a mera transmissão de conteúdo e resolução de problemas.</p>2024-04-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Scientiarum Historiahttps://revistas.hcte.ufrj.br/index.php/RevistaSH/article/view/397A filosofia de Thomas Kuhn e suas implicações para o ensino de Física2024-08-31T10:51:34+00:00Francisco de Assis Lima de Souza Juniorfassis@metalmat.ufrj.brCelia R. Sousasousa@iq.ufrj.brMaira Monteiro Fróesfroes@nce.ufrj.brPriscila Tamiasso Martinhonpris-martinhon@hotmail.comMaria de Lourdes da Silvalullua2@yahoo.com.brGrazieli Simõesgrazielisimoes@iq.ufrj.br<p>Neste artigo buscamos mostrar que a História da Ciência pode tornar-se um importante recurso pedagógico para o ensino de Física frente às mudanças curriculares e estruturais que o sistema educacional brasileiro está sofrendo. Em especial, pretendemos mostrar também que as ideias do filósofo da ciência Thomas Kuhn podem ser aplicadas ao ensino de Física contribuindo para a aprendizagem dos alunos e modificando a visão do professor sobre as suas metodologias. Realizamos então uma busca de trabalhos e teses que apresentavam propostas de ensino de Física cuja filosofia kuhniana servia de base. Destacamos alguns desses trabalhos, dos quais analisamos a clareza da proposta didática, a viabilidade de aplicação e os possíveis benefícios pedagógicos. Esperamos com este trabalho contribuir para a área de Ensino de Física e incentivar mais estudos sobre a epistemologia de Kuhn aplicada à educação.</p>2024-04-04T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Scientiarum Historiahttps://revistas.hcte.ufrj.br/index.php/RevistaSH/article/view/395Noções Succintas de Chimica Philosophica2024-04-07T11:27:39+00:00Fábio Lucas Brandão de Freitas Guimarãesfabiolucas@gmail.comKatia Correia Gorinikcgorini@gmail.comEdson Ferreira de Almeida Oliveiraedsonafo@yahoo.com.br<p>Entre 1837 e 1942 o Colégio Pedro II era considerado o padrão de ensino secundário no país. O presente artigo analisa três edições do livro <em>Noções Succintas de Chimica Philosophica</em>, de autoria do professor Augusto Xavier Oliveira de Menezes, professor catedrático de Química no Colégio Pedro II, publicadas nos anos de 1917, 1926 e 1929. Verifica-se como o autor introduzia a ciência Química e os conceitos iniciais de matéria, quais modelos atômicos eram abordados, se os livros estavam atualizados frente às descobertas científicas em relação ao átomo, quais eram mencionados e como eram classificados os elementos químicos. São discutidas as causas que levaram os livros a serem atuais ou não e quais alterações foram feitas em cada edição. A partir dessa análise, conclui-se que a segunda edição (1917) não era atual em relação aos modelos atômicos já conhecidos ao explicar a matéria apenas sob a ótica do modelo atômico de Dalton (1808). Tal fato se repete na terceira edição (1926). Apenas na quarta edição (1929) há menção aos modelos atômicos de Rutherford (1911), Bohr (1913) e Sommerfeld (1915), o que possibilita afirmar que apenas esta edição era atualizada em relação às descobertas científicas da época.</p>2024-04-04T19:58:56+00:00Copyright (c) 2024 Revista Scientiarum Historiahttps://revistas.hcte.ufrj.br/index.php/RevistaSH/article/view/398Educação ambiental crítica-reflexiva2024-08-31T12:02:08+00:00Wagner Campos da Silvamagisterquim@yahoo.com.brHysdras Ferreira do Nascimentohysdrasnascimento@gmail.comIgor Dessupoio Silvaidessupoio@gmail.comCélia Regina Sousa da Silvasousa@iq.ufrj.brPriscila Tamiasso-Martinhonpris-martinhon@hotmail.comAngela Sanches Rochaangela.sanches.rocha@gmail.com<p>A escola é um local intimamente ligado à sociedade e as suas problemáticas, dentre as quais aquelas relacionadas ao meio ambiente, se configura como lugar essencial para analisar criticamente as dinâmicas sociais que se encontram na base destas realidades e como suplantá-las. Nesta perspectiva aparece a educação enquanto instrumento libertador e, quando promovida quanto à educação ambiental (EA), deve estar vinculada à ação-reflexão. O presente mapeamento teórico pretende apresentar a pedagogia freiriana e a partir dela, construir uma inter-relação com a educação ambiental, procurando iniciar esse processo não apenas no ambiente escolar, mas sim desde a formação docente. Este trabalho tem por intenção fomentar discussões sobre como a educação ambiental crítico-reflexiva pode ser uma ferramenta importante de conscientização no intuito de alcançar uma responsabilidade socioambiental.</p>2024-08-30T22:00:37+00:00Copyright (c) 2024 Revista Scientiarum Historia