Há mais de uma década, o Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem promovendo o Congresso Scientiarum Historia (ISSN 2176-123X e 2675-7559). Esse evento tem sido um continente bem reconhecido e seguro para dar abrigo às novas ideias de pesquisadores que se debruçam para além dos campos disciplinares que marcam suas origens acadêmicas, e passam a explorar perspectivas, questionamentos e sistemas teóricos, metodológicos e experimentais interdisciplinares de conhecimento. O cruzamento de visões e processos lógico-estruturais, tecnológicos e criativos das ciências experimentais,  da filosofia, das artes, pressiona por novas estruturas acadêmicas, eficientes na promoção do necessário diálogo nas fronteiras do conhecimento, há muito transcedendo as velhas demarcações de campo, e forçando a comunidade científica a migrações conceituais e processuais.

Como parte das ações do HCTE, os melhores trabalhos são selecionados a partir das publicações nos Anais de nosso congresso anual, e encontram-se reunidos em versões submetidas a rigorosa revisão por pares, em duplo cego, tornando-se, quando aceitos, publicações na revista Scientiarum Historia (ISSN 2675-6404), homônima ao evento. Para além, a Scientiarum Historia vem se abrindo, recentemente, à submissão, revisão e publicação em fluxo contínuo, alargando sua abrangência e o acesso pela comunidade científica à oportunidade de disponibilizar suas propostas e resultados de pesquisa no âmbito inter/transdisciplinar.

Bem-vind@s!

 

PERIODICIDADE

A revista Scientiarum Historia possui uma edição anual, em um ou dois volumes. Autores que desejam publicar na revista têm a opção de submeter seus manuscritos, em regime de fluxo contínuo. Os melhores trabalhos apresentados no Congresso Scientiarum Historia passam por pré-seleção, e os seus autores são convidados a submeter à revista. Todos os artigos passam por rigoroso processo de revisão científica por pares, em duplo cego. Se aprovados, compõem os volumes anuais da Revista. 

 

POLÍTICAS DE LIVRE ACESSO

A revista  oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Esta obra está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Os autores, ao submeterem seu trabalho a esta revista, demonstram estar de acordo com essa licença.

 

PLÁGIO

A revista Scientiarum Historia verificará a presença de plágio por meio das ferramentas  OriginalityCheck ou SimilarityCheck, em todos os manuscritos submetidos antes de enviá-los para a revisão por pares. A Equipe Editorial considera como infração ética a publicação duplicada ou fragmentada de uma mesma pesquisa.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

O fluxo completo, desde a submissão até a publicação final, está sumarizado a seguir:

 

A - Submissão do manuscrito no sistema eletrônico da revista Scientiarum Historia

B - Pré-avaliação do manuscrito para verificar se há erros de formatação ou no preenchimento das informações, além de atestar se possui qualidade acadêmica suficiente para passar para a próxima etapa. 

C - Um ou dois pareceristas "ad hoc" são selecionados para avaliar o manuscrito (duplo-cega), possuindo as seguintes opções: Aceitar, Correções obrigatórias, Submeter novamente para avaliação ou Rejeitar. Em caso de divergência dos pareceres, outros avaliadores serão selecionados.

D - O autor deve considerar as recomendações tecidas pelos pareceristas e realizar, caso necessário, as moficiações solicitadas. Ao realizar as alterações e retornar com uma nova versão, explicitar ao final do documento as alterações realizadas, que podem estar também destacadas no corpo do texto (em vermelho ou azul). Caso todas as alterações se dêem de forma satisfatória, o Editor Chefe dará a decisão final para a publicação do manuscrito, mesmo que tenha sido previamente aprovado pelos pareceristas. Após algumas rodadas de avaliação, caso permaneçam lacunas que ainda comprometam a qualidade do trabalho, o manuscrito deverá ser rejeitado.

E - Os autores são notificados sobre a aprovação do artigo.

F - Após submetido à revisão final, o artigo será publicado em sua versão definitiva.

 

OBSERVAÇÕES

  • Os artigos que contenham plágio, que não possuam termo de consentimento do uso de imagem (se cabível) ou que estejam sendo avaliados ou publicados em paralelo em qualquer outra revista científica, parcial ou integralmente, serão rejeitados e arquivados mesmo que já tenham sido publicados.
  • O Editor-chefe poderá a qualquer tempo realocar a seção do artigo desde que se verifique a sua inadequabilidade.
  • Caberá ao Editor-chefe ou aos Editores Associados arbitrar sobre qualquer outro problema não previsto nesta descrição.

 

INDEXAÇÂO

Os artigos aceitos são publicados eletronicamente na revista Scientiarum Historia, aqui apresentada, sob o ISSN 2675-6404, sendo atribuído um número DOI para cada artigo.

 

INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL

Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE-UFRJ)

 

ENDEREÇO

Avenida Atos da Silveira Ramos, 274
Cidade Universitária
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - RJ  21044-020

 

CORREIO ELETRÔNICO

scientiarum.historia@hcte.ufrj.br