Newton e Leibniz: uma proposta de abordagem histórica sobre a origem do cálculo no ensino superior

Palavras-chave: Leibniz, Newton, Cálculo Infinitesimal

Resumo

A pergunta endereçada neste artigo é: a abordagem histórica sobre a origem do cálculo tem impacto na qualidade de compreensão desta ferramenta tão importante? Este artigo tem por objetivo fazer um resumo dos principais fatos que ocorreram numa das disputas mais famosas da história das ciências, a autoria do cálculo, travada por Newton e Leibniz, mostrando um paralelo de como essa abordagem (caso fosse feita na prática) poderia melhorar a qualidade da compreensão de uma das disciplinas que mais reprovam nas graduações em geral. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eberson Luis de Souza Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (IMF - UFPEL - 2006). Mestre em Métodos Matemáticos em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE - UFRJ - 2014). Doutorando em História das Ciências, Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE - UFRJ). Fui professor substituto do curso de Graduação em Matemática e de Cursos de Áreas Afins da Universidade Federal de Pelotas e atualmente ministro a disciplina de matemática em escolas e faculdades particulares do Rio de Janeiro. Técnico em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET- RS - 2002).

Fábio Ferreira Barroso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Pós Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Gama Filho - RJ (2012) e MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Estácio de Sá - RJ (2014) e Mestrado em Ensino de Física pelo Instituto de Ciências Exatas da UFF (2016). Atualmente é professor docente I - Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro. Cursando doutorado no programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia na UFRJ.

Luiz Pinguelli Rosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1967), Mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ (1969), Doutor em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974). Foi Diretor da COPPE/UFRJ por 04 mandatos e é Ex-Presidente da Eletrobrás. Professor Emérito e Titular do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, Professor do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ e foi Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Áreas atuais de pesquisas: planejamento energético, mudanças climáticas e epistemologia e história da ciência. Pesquisas anteriores estão ligadas às áreas: engenharia nuclear, física de reatores, física teórica e física de partículas. Foi pesquisador e professor visitante das Universidades de Standford (SLAC), da Pennsylvania, de Grenoble, e de Cracóvia na Polônia, do Centre International pour l'Environnement et le Développement em Paris, do Centro Studi Energia Enzo Tasseli, do Ente Nazioanale per lEnergia Nucleare e Fonti Alternative, ambos na Itália, e da Fundação Bariloche na Argentina. Foi ainda membro do Conselho do Pugwash (1999-2001) ? entidade fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel, a qual ganhou o Nobel da Paz em 1995 e tem participado do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), instituição que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Referências

Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Gottfried_Wilhelm_Leibniz#Biografia>. Acesso em 12 Dez 2019.

Disponível em: . Acesso em 12 Dez 2019.

NEWTON, I. (1729). The Mathematical Principles of Natural Philosophy (1729)
Disponível em: < https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/5363/2/ulfl109993_tm.pdf > Acesso em 17 Jan 2020.

ROSA, L. P. Tecnociências e Humanidades – Novos Paradigmas, Velhas Questões. São Paulo: Paz e Terra, 2005. v. 1000. 450p .Disponível em: . Acesso em 12 Dez 2019.
Publicado
2019-12-13
Como Citar
de Souza Moraes, E. L., Barroso, F. F., & Rosa, L. P. (2019). Newton e Leibniz: uma proposta de abordagem histórica sobre a origem do cálculo no ensino superior . Revista Scientiarum Historia, 2, 10. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v2i0.91
Seção
História e Filosofia das Ciências e da Matemática