A interdisciplinaridade e a lógica difusa

Palavras-chave: Interdisciplinar, Lógica difusa, Avaliação da pós-graduação brasileira

Resumo

No dia a dia de discentes e docentes de um Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar no Brasil, a cultura disciplinar dos sistemas institucionais de apoio, responsáveis por avaliar, controlar e dar suporte financeiro aos projetos e programas, acaba influenciando a própria estruturação da produçãoe coleta de dados, e os algoritmos de cálculo de pesos e pontuação, que regulam a análise da produção nas cátedras disciplinares. Este trabalho se propõe abordar, de forma preliminar, possibilidades técnicas de cruzamento de diversas disciplinas que podem se integrar em um trabalho interdisciplinar com a utilização da lógica difusa e sua possibilidade de trazer diferentes linguísticas para os sistemas de classificação da produção e valoração, através da modelando do sentido artificialmente atribuído às palavras. Nesta abordagem inicial levantaremos as possíveis articulações que permitiriam identificar trabalhos interdisciplinares no sistema de apoio da CAPES, representado pela Plataforma Sucupira.Palavras-chave:Interdisciplinar. Lógica difusa. Avaliação da pós-graduação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABC. ABC, Associação Brasileira de Ciência. Considerações sobre o Processo de Avaliação da Pós-graduação da CAPES. Contribuição da Academia Brasileira de Ciências. 2018. Disponível em: https://www.even3.com.br/forumpginter. Acesso em: 23 set. 2018.

ANINTER. ANINTER, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Carta de João Pessoa, 01 nov. 2017. Disponível em: http://www.aninter.com.br/CartasDocumentos/CartaJP2017.pdf. Acesso em:17 set. 2018.

BARATA, R.C.B. Dez Coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-graduação (RBPG), v.13,n.30,p.13-p.40, jan./abr. 2016. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/images/Artigo_dez_coisas_sobre_o_qualis.pdf. Acesso em: 30 ago. 2018.

CARDOSO, M.C.O. Convergências, Divergências e Reflexões sobre a Pós-graduação Interdisciplinar no Brasil e sua Avaliação: uma proposta de tradução. 2018a. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) – Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia- HCTE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

CARDOSO, M.C.O.; DANTAS, R.M.M.C.. CAPES disciplinada em seus sistemas de apoio. 2018c. In: SHIALC – V Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. Disponível em: https://www.cos.ufrj.br/shialc/content/docs/artigos/Caderno%20resumos%20SHIALC%20vers%C3%A3o%20final%2014.11.2018.pdf Acesso em: 16 nov. 2019.

FELÍCIO, S.P.A.S., Preposição de um modelo fuzzy aplicado ao sistema de combinação social oraculous. Trabalho de conclusão de curso (Doutorado em Ciências e das Técnicas e Epistemologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2017

JAPIASSU, H., Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1976.

OLIVEIRA, M.A.; MONTINI, A.A. Uma abordagem para análise de projetos de investimento utilizando métodos financeiros e lógica fuzzy. Revista de Administração da UNIMEP, v.7, p.134-151, 2009.

PHILIPPI JR.A.; TUCCI,C.E.M.; HOGAN,D.J. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais, IN: A. Philippi Jr, C.E.M.Tucci,D.J.Hogan, R.Navegantes. – São Paulo: Signus Editora, 2000.

SILVA, D.J.S. O Paradigma Transdisciplinar: Uma perspectiva metodológica para a pesquisa ambiental. Workshop sobre Interdisciplinaridade. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1999. São José dos Campos, São Paulo, 1999. Disponível em: http://www.gthidro.ufsc.br/arquivos/transdisciplinaridade.pdf Acesso em 16 de nov.2019.

SOMMERMAN, A. A Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade Como Novas Formas de Conhecimento para a Articulação de Saberes no Contexto da Ciência e Conhecimento Geral: Contribuição para os campos da Educação, da Saúde e do Meio Ambiente. Tese (Doutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento) UFBA, Laboratório Nacional de Computação Científica, UEFS, UEB, FIEB/SENAI/CIMATEC, IAC. 2012.

SOUZA, R.F.S. A pesquisa em Ciência da Informação no Brasil: desafios e perspectivas institucionais. In MURGUIA, Eduardo Ismael, RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca (Orgs.). Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação: identidades, contrates e perspectivas de interlocução. Niterói. Editora UFF, p.235-251, 2012.

ZADEH, L.A. Outline of a new approach to an analysis of complex systems and decision processes. IEEE Trans. on Systems, Man, and Cybernetics, 1973.
Publicado
2019-12-13
Como Citar
De Oliveira Cardoso, M. C. (2019). A interdisciplinaridade e a lógica difusa. Revista Scientiarum Historia, 2, 8. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v2i0.59
Seção
Ciência, Tecnologia e Sociedade