“Choque cultural” e impactos ambientais: atualidades da obra de Celso Furtado

Palavras-chave: Celso Furtado, Cultura, Meio ambiente, Capitalismo, Dependência

Resumo

Diversos pensadores brasileiros são reconhecidos internacionalmente pela originalidade com que tratam problemas estruturais do Brasil e da América Latina sem perderem de vista as necessidades humanas num contexto global. Celso Furtado é, sem dúvida, um desses grandes intelectuais e a pertinência de suas ideias se faz presente em discussões atuais e internacionais. A partir do livro O mito do desenvolvimento econômico e do filme Choque cultural, o objetivo desse artigo é resgatar e debater, de forma introdutória, algumas questões por ele apontadas como a desconstrução do “mito do desenvolvimento” e a relevância da esfera cultural no entendimento dos mecanismos de dependência engendrados pelo sistema capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Levy, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Economista, pós-graduada em Cinema Documentário. Mestra em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ) e doutoranda no Programa de pós-graduação em economia da UFF. Atua há vinte anos na área audiovisual desenvolvendo diferentes funções e projetos como produtora de mostras e eventos, pesquisadora, editora de publicações, gestora de políticas públicas, curadora e avaliadora de projetos. Desenvolve pesquisa acadêmica interdisciplinar sobre as relações do audiovisual brasileiro com o Estado e as influências do capitalismo no desenvolvimento da área no Brasil, trabalhando com teóricos da historiografia do cinema brasileiro, da crítica da economia política e história do pensamento social brasileiro. Integra o ELVIRAS - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, o Laboratório de Estudos Marxistas do Instituto de Economia da UFRJ (LEMA-IE/UFRJ) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC-UFF).

Maria Mello de Malta , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Graduação e Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ensina na graduação de nos cursos de Economia e de Gestão Pública, no Programa de Pós-graduação em História da Ciência e da Tecnologia e Epistemologia (HCTE) e no Programa de pós-graduação em Economia. Tem experiência na área de Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política, história do pensamento econômico, pensamento econômico e social brasileiro e desenvolvimento econômico. Pro-reitora da Extensão da UFRJ entre 2015 e 2019 e Coordenadora do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) desde 2012. 

Referências

BIELSCHOWSKY, R. Celso Furtado e o Pensamento Econômico Latino-Americano: Notas em homenagem aos 80 anos do mestre. In: José Sydrião de Alencar Jr. (Org.). Celso Furtado e o desenvolvimento regional. 1ed. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2005, v. 1, p. 137-164.

BORJA, B. Desenvolvimento e política cultural: reflexões de Celso Furtado no caminho do Ministério da Cultura. CADERNOS do DESENVOLVIMENTO, Rio de Janeiro, vol. 14, n. 25, p. 39-56, jul.-dez. 2019. Disponível em: http://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/ojs-2.4.8/index.php/cdes/article/view/386 Acessado em: 03/06/2021.

CHOQUE cultural. Direção de Zelito Viana. Rio de Janeiro: Mapa Filmes do Brasil, 1977. Filme (26 min).

FURTADO, C. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

______. Criatividade e dependência na civilização industrial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

KORNIS, G. A cultura no pensamento (e na ação) de Celso Furtado: desenvolvimento, criatividade, tradição e inovação. São Paulo: Novos Estudos Cebrap, 2013 (Resenha).

LEVY T., J. de A. M., MALTA, M. M. de, CORRÊA, E. O., & BARBOSA, L. A. (2021). Colaborações cinematográficas para ampliação do entendimento sobre a formação do Estado e da nação brasileira. Revista Scientiarum Historia, 1, 10. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.327

MALTA, LEON et.al. Intelectuais Orgânicos e o Debate Público em Tempos de Crise - A Propósito dos Centenários de Celso Furtado e Florestan Fernandes. Anais do Congresso Scientiarum Historia XIII. Rio de Janeiro: 2020, p 376. http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh13/anais_SH_XIII.pdf Acessado em: 24/10/2021.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Coleção os Economistas, São Paulo: Editora Abril Cultural, 1983.

SÁ BARRETO, E. O capital na estufa: para a crítica da economia das mudanças climáticas. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2018. 226 p.

TEIXEIRA, A. Posfácio: Uma agenda para a (re)descoberta do Brasil. In: MALTA, M. M. Ecos do desenvolvimento: uma história do pensamento econômico brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Ipea, 2011. v. 1. 368 p.

VIEIRA, W. A construção da nação no pensamento de Celso Furtado. 2010. 241 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.

Publicado
2022-05-16
Como Citar
de Almeida Maciel Levy Tavares, J., & Mello de Malta , M. (2022). “Choque cultural” e impactos ambientais: atualidades da obra de Celso Furtado. Revista Scientiarum Historia, 1, e355. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.355
Seção
Historicidade de Saberes Tecnocientíficos