Painting methods and visual processing: initial considerations

Palavras-chave: Arte, Pintura, Neurobiologia da visão

Resumo

Recentes estudos reunindo os campos das artes e das neurociências têm focado nos objetos artísticos em suas formas e aparências finalizadas, principalmente pinturas, e a reação do público à eles. Neste artigo sugerimos os métodos artísticos, e em especial os métodos de pintura, como outra forma de abordagem às artes nos estudos de intersecção entre essas duas áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franey Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Franey Nogueira é artista visual e doutora em História da Ciência. Formada em pintura pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em arte pela Hochschule Reutlingen da Alemanha e doutora em História das Ciências, Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Após graduar-se em pintura no Rio Grande do Sul, estudou moda no SENAI de Porto Alegre, ganhando uma bolsa para o Istituto Europeo di Design de Turim, na Itália. Após uma breve carreira como estilista no Brasil e na Itália, transfere-se para a Alemanha onde retoma sua atividade artística, concluindo o mestrado em Artes e participando de exposições coletivas e individuais na Alemanha, na Áustria e na Itália. Após o retorno ao Brasil em 2010, dá continuidade à sua pesquisa em pintura e desenho, levando-a a iniciar o doutorado em Arte e Neurociência pelo HCTE/UFRJ, pesquisando as relações entre os processos pictóricos e o processamento visual pelo cérebro.

Maira Monteiro Fróes, Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maira Fróes possui doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), Universidade Federal do Rio de Janeiro, complementado na Faculdade de Medicina Albert Einstein, Universidade Yeshiva, Nova York, pós-doutorado na Cátedra de Neurofarmacologia do Collège de France, Paris, e atualmente professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. de Janeiro. Investigações anteriores abrangem biofísica celular e neurobiologia. Mais recentemente, interfaces com a arte, como sistema de conhecimento, vêm sendo exploradas na abordagem dos trânsitos ditos subjetivos e seus desdobramentos para o reconhecimento de uma estética na ciência, inaugurando estudos neuroepistemológicos. Maira é coordenadora do grupo interdisciplinar Anatomia das Paixões, fundadora do complexo de Laboratórios de Métodos Avançados e Epistemologia, diretora de pesquisa no Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais e docente do Programa de Pós-Graduação em História de Ciências e Técnicas e Epistemologia. É também Fellow TEDx e Salzburg Global Conferences.

Referências

ARNHEIM, R. Art and visual perception – a psychology of the creative eye, Berkeley: University of California Press, 1954.

BARTELS, A., ZEKI, S. The temporal order of binding visual attributes. Vision Research, v. 46, n. 14, p.2280-2286, jul. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.visres.2005.11.017. Acesso em :20 jul. 2019.

BUNDGAARD, P. F. Feeling, meaning, and intentionality – a critique of the neuroaesthetics of beauty. Phenom Cogn Sci, v.14, p. 781-801, dez. 2015.
https://doi.org/10.1007/s11097-014-9351-5. Acesso em: 02 set.2019.

CALLEN, A. The Art of Impressionist Painting: technique and the making of modernity. New Heaven: Yale University Press, 2000.
CHANGEUX, J.P.; GOLDHAMMER, A. Creativity and Neuroscience. Grand Street, n. 58, p. 83, 1996. Disponível em: https://jstor.org/stable/25008087. Acesso em: 20 abr. 2018.

CONWAY, B. R., ESKEW, R.T., MARTIN, P. R., STOCKMAN, A. A tour of color vision research. Vision Research, v. 151, p. 2-6, out. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.visres.2018.06.009. Acesso em: 12 maio 2019.

CONWAY, B. R. Color consilience: color through the lens of art practice, history, philosophy, and neuroscience. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1251, mar. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.2012.06470.x. Acesso em: 07 jun. 2018.

CONWAY, B.R.; REHDING, A. Neuroaesthetics and the trouble with Beauty, PLOS Biology, v. 11, n. 3, mar. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.conb.2007.07.010. Acesso em: 02 jan. 2019.

DUNSTAN, B. Painting methods of the impressionists. Nova York: Watson Guptill Publications, 1976.

FIELD, J. V. The Invention of Infinity: mathematics and art in the renaissance. Oxford; Nova York: Oxford University Press, 1997.
FRASCINA, F.; BLAKE, N.; FER, B.; GARB, T.; HARRISON,C. Modernity and Modernism: french painting in the nineteenth century. New Heaven: Yale University Press, 1993.
FRÓES, M. An artsci science. Technoetic Arts, v. 13, n. 1-2, jun 2015. Disponível em: http://doi.org/10.1386/tear.13.1-2.203_1. Acesso em: 18 abr. 2019.

GOLDSTEIN, E.B. Blackwell handbook of sensation and perception. Malden: Blackwell Publishing, 2001.

GREGORY, R. L.; GOMBRICH, E. H. (eds.) Illusion in nature and art. Londres: Gerald Duckworth & Company Limited, 1973.

HOFFMANN, V. Giotto and Renaissance Perspective. Nexus Netw J 12, 5–32 (2010). https://doi.org/10.1007/s00004-010-0015-7

KANDEL, E. (ed.) Principles of neural science. 5 ed. Nova York: Mc Graw Hill, 2012.

MATURANA, H. (2002) Autopoiesis, structural coupling and cognition: A history of these and other notions in the biology of cognition. Cybernetics & Human Knowing 9(3–4): 5–34.

MELCHER, D.; CAVANAGH, P. Pictorial cues in art and visual perception. In: BACCI, F.; MELCHER, D. Art and the Senses. Oxford: Oxford University Press, 2010.

MCMAHON, J. A. Perceptual constraints and perceptual schemata: the possibility of perceptual styles. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v.61, n. 3, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1559177. Acesso em: 29 set. 2019.

OSBORNE, R. A painter’s thoughts on color and form. Color Res. Appl., v. 12, n. 6, dez. 1987. Disponível em: https:// doi.org/10.1002/col.5080120608. Acesso em: 05 set. 2019.

PINNA, B. The organization of shape and color in vision and art. Frontiers in Neuroscience, v. 5, n. 104, out. 2011. Disponível em: https://dx.doi.org/103389%2Ffnhum.2011.00104. Acesso em: 16 abr. 2019.

SCHAPIRO, M. Modern art: 19th and 20th centuries. Nova York: George Braziller, 1979.

VIVIANI, P.; AYMOZ, C. Color, form, and movement are not perceived simultaneously. Vision Research, v. 41, n.22, out. 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0042-6989(01)00160-2. Acesso em: 04 jun. 2019.

WILLATS, J. Art and representation. Princeton: Princeton University Press, 1997.
Publicado
2022-02-15
Como Citar
Nogueira, F., & Monteiro Fróes, M. (2022). Painting methods and visual processing: initial considerations. Revista Scientiarum Historia, 1, e341. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v1i0.341
Seção
Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente