A História da ciência e suas possibilidades

  • Lucrécia Martins Oliveira Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-6594-8834
  • Ladário da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Luciano Gustavo Oliveira da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Christine Ruta Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Alfabetização Científica, História da ciência, Ensino de Física

Resumo

Este artigo descreve as nuances e os caminhos da ciência, especialmente a contribuição de William Herschel, levando a reflexões sobre a necessidade de comunicação entre ciência e sociedade, não apenas possibilitando que a população construa opiniões com base no conhecimento científico, mas também estimulando o diálogo entre os conhecimentos popular e científico. As práticas educacionais são discutidas como blocos de construção de um corpo de conhecimento capaz de promover a transformação social, abrindo espaço para interações dialéticas. Em tempos em que a quantidade de informações disponíveis é enorme, é necessário treinar os cidadãos para analisar e questionar narrativas e propostas com uma postura crítica. Para tanto, é essencial uma abordagem histórico-sociológica que favoreça não só a compreensão da ciência, mas sua valorização como sistema de emancipação humana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1992.

FLECK, L. Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum Editora, 2010. [1935].

HERSCHEL, W. Experiments on the Refrangibility of the Invisible Rays of the Sun. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, v. 90, p. 284-292, 1800.

HOSKIN, M.A. William Herschel. In: Complete Dictionary of Scientific Biography. Disponível em: http://www.encyclopedia.com/topic/William_Frederick_Herschel.aspx. Acessado em: 10/08/2019.

ROCHA, J. F. et al. Origens e Evolução das ideias da Física. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2015.

KOYRÉ, A. Estudos da História do Pensamento Científico. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 2011.

KUHN, T.S. A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2017. [1962].

LOVELL, D. J. Herschel's Dilemma in the Interpretation of Thermal Radiation. Isis, v. 59, n. 1, pp. 46-60, 1968.

OLIVEIRA, R.A.; SILVA, A.P.B. William Herschel, os raios invisíveis e as primeiras ideias sobre radiação infravermelha. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 4, 4603, 2014.

RAJ, K.. “Conexões, Cruzamentos, Circulações. A Passagem da Cartografia Britânica pela Índia, Séculos XVII - XIX”, Cultura: Revista de História e Teoria das Ideias, v. 24, 2007, p. 155-179.

SHAPIN, S. Nunca Pura: Estudos Histórico de Ciência como se Fora Produzida por Pessoas com Corpos, Situadas no Tempo, no Espaço, na Cultura e na Sociedade e Quem Se Empenham por Credibilidade e Autoridade. Minas Gerais: Ed. Fino Traço, 2013.
Publicado
2020-04-23
Como Citar
Martins Oliveira, L., da Silva, L., Oliveira da Silva, L. G., & Ruta, C. (2020). A História da ciência e suas possibilidades. Revista Scientiarum Historia, 2, 8. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v2i0.137
Seção
História e Filosofia das Ciências e da Matemática