Jogos poéticos: outras epistemologias

  • Lucia Helena Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-7614-2510
  • Maria Mello de Malta Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruno Borja Universidade Federal Rural do Rio Janeiro
Palavras-chave: Poesia . Jogos . Epistemologia

Resumo

O jogo e a poesia são formas de conhecimento e estão presentes em vários aspectos da vida do ser humano. O jogo é brinquedo sério, e a poesia permeia a vida, como forma de ser e estar no mundo. As experimentações em oficinas do projeto Jogos Poéticos têm confirmado, desde 2012, a possibilidade de acessar esses conhecimentos a partir da experiência da aplicação de um método baseado em ler, jogar e criar. Ler: para ler o mundo e sua poesia, apropriar-se dos poetas e seus tempos históricos para a construir seu próprio corpoético; jogar: o jogo, o brinquedo lúdico, a brincadeira e o desafio; e criar: poemas, artes visuais, performances, ou seja, arte poética. Todas as etapas realizadas de forma individual e coletiva. Uma práxis. Os jogos poéticos confirmam, com a sua trajetória, que se a vida é jogo, só é possível reinventá-la, poeticamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Helena Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no programa de pós-graduação HCTE UFRJ. Mestre em História da Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ. Pedagoga (Licenciatura) pela AVM/UCAM. E poeta do coletivo Balalaica.

Referências

ABRIL, coleção. Os melhores jogos do mundo. Coordenação editorial: Maria Adelaide Amaral e Nelson Santonieri. São Paulo : Editora Abril, 1978.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura; tradução João Paulo Monteiro; estudos/dirigida por J. Guinsburg. São Paulo : Perspectiva, 2007.

MACIEL JR, A. A consciência da obra de arte e o devir-outro do criador / ROSA, Luiz Pinguelli; Nelson Job; Rogério Mendelli; Valéria Portugal [orgs.]. A transdisciplinaridade da consciência: artigos do encontro internacional transdisciplinar da consciência. Rio de Janeiro : Edite, 2018.

SOUZA, L.H.R. Jogos Poéticos: poesia e crítica social. Dissertação de mestrado. HCTE/UFRJ, 2019.

PAZ, O. Signos em Rotação; tradução de Sebastião Uchoa Leite; organização de Celso Lafer e Haroldo de Campos; coleção Debates - dirigida por J. Guinsburg. São Paulo : Editora Perspectiva,1976.

____________. O arco e a lira. Tradução: Olga Savary. – 2ª. Edição. Rio de Janeiro : Editora Nova Fronteira, 1982.

PIGNATARI, D. O que é Comunicação poética; coleção Primeiros passos (191) - 2ª. Edição. São Paulo : editora Brasiliense, 1989.

TOLSTÓI, L. O que é arte?; tradução de Bete Torii. São Paulo : Ediouro, 2002.

VASCONCELLOS, M.S.; CARVALHO, F.G.; ARAÚJO, I.S. O jogo como pratica da saúde. Rio de Janeiro : Editora Fiocruz, 2018.

VIEIRA, J.A. Teoria do conhecimento e arte: formas de conhecimento - arte e ciência: uma visão a partir da complexidade. Fortaleza : Expressão Gráfica e Editora, 2006.

VITAL BRAZIL, C.N. O jogo e a constituição do sujeito na dialética social. Rio de Janeiro : Forense-Universitária, 1988.
Publicado
2019-12-13
Como Citar
Ramos de Souza, L. H., Mello de Malta, M., & Nogueira Ferreira Borja, B. (2019). Jogos poéticos: outras epistemologias. Revista Scientiarum Historia, 2, 10. https://doi.org/10.51919/revista_sh.v2i0.104
Seção
Historicidade de Saberes Tecnocientíficos